Euro 2012
Euro 2012

O Europeu 2012 decorreu entre 8 de junho e 1 de julho e os países anfitriões foram a Polónia e a Ucrânia. A Espanha foi a vencedora do torneio tendo vencido na final a Itália por quatro bolas a zero.

O grupo de qualificação de Portugal incluiu a Noruega, a Dinamarca, o Chipre e a Islândia. A Dinamarca venceu o grupo de apuramento qualificando-se directamente para a fase final do Europeu. Portugal ficou em segundo lugar, e apurou-se para o torneio através dos play-offs, eliminando a Bósnia e Herzegovina. Na primeira mão registou-se um empate a zero. Na segunda mão, jogada no Estádio da Luz, Portugal venceu categoricamente por seis golos a dois.

O sorteio da fase final colocou Portugal no grupo B, juntamente com a Alemanha, a Dinamarca e a Holanda.

Na primeira jornada Portugal foi derrotado pelos alemães, tendo os dinamarqueses vencido a equipa holandesa, ambos por 1 a 0. Na segunda ronda, Portugal venceu a Dinamarca por 3 a 2, num jogo em que golo da vitória portuguesa surgiu muito perto do minuto 90. A Alemanha venceu a Holanda.

Na ronda final da fase de grupos, Alemanha e Portugal garantiram o apuramento, ao vencerem a Dinamarca e a Holanda, respectivamente, garantido o apuramento para a fase seguinte.

Nos quartos de final Portugal defrontou e venceu a República Checa, com uma golo solitário marcado por Cristiano Ronaldo. Portugal avançou para as meias finais defrontando a Espanha, campeã do mundo em título. A meia final acabou por ser decidida pela marcação de grandes penalidades, sendo a Espanha mais feliz.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone